quarta-feira, novembro 05, 2008

Barack Obama

Um homem superior. Ganhou estas eleições, apesar de ser negro. Ganhou-as pelas suas qualidades de inteligência, argúcia, fleuma, carisma e, em grande parte, convicções. Não se apresentou como um candidato de minorias e exaltou o que de melhor o seu país tem: a capacidade de iniciativa e os valores democráticos.
Teve um adversário à altura, do melhor que os republicanos poderiam apresentar, depois de uma negra folha de serviços de oito anos, manchada pelo crime e pelo sangue. À altura, mas demasiado ansioso pelo poder. A escolha duma avantesma (há avantesmas giras...) para vice-presidente não oferece dúvidas.
Ele bem precisará de todas as suas enormes qualidade para lidar com um mundo que o país que agora o consagra deixou à beira do caos.
Ganhou apesar de ser negro. Não é pouco. Presumo que ontem terão votado alguns velhos, filhos de escravos, ainda...

4 comentários:

nas asas de um anjo disse...

gostei da refª á aventesma e, soberetudo, do último parágrafo!

isso é q é entusiasmo, heim, Ricardo?mas td bem, até eu vibrei c este acontecimento histórico.(",)

Lina Arroja (GJ) disse...

Há pessoas assim ou têm ou não têm. E Obama não tem côr, por isso ele ganhou.

Ana Paula Sena disse...

É um político cheio de carisma. Algo que nem todos conquistam.

Apesar de algo céptica quanto a mudanças reais e estruturais, acredito num mundo melhor. Talvez Obama venha a contribuir.

Acho extraordinário o acontecimento, enquanto símbolo de coragem para mudar.

Ricardo António Alves disse...

Quem não terá vibrado? Foi um grande momento, histórico -- como diz e bem :|

Grande Jóia (tenho de ir ver o seu nome...) Eu acho que ele tem cor(es). A sabedoria dele, parece-me, foi a de não ter feito disso um problema, mas uma vantagem até, percebendo que a mentalidade evoluíra -- como se viu.

Ana Paula, simbolicamente foi poderosíssimo. As tarefas que ele tem pela frente são dificílimas, mas, por outro lado, não lhe deve ser difícil sair da abjecção da actual administração