quarta-feira, janeiro 18, 2006

O meu Batman

é o de Neal Adams. Verdadeiramente soturno, lúgubre, máscara que enche de terror os bandidos, os assassinos, os maus. A personagem é um achado desde Bob Kane, o seu criador; mas penso que foi com Adams que ela se transcendeu, passando do mero boneco, do (in)vulgar super(?)-herói para a figura trágica que oscila entre a justiça e a vingança, em nome dos pais chacinados à sua frente, no acto gratuito de matar para roubar.

3 comentários:

João Villalobos disse...

3 dos meus batmans preferidos:
Knighfall: Doug Moench e Chuck Dixon com desenhos de Jim Amparo, Norm Breyfogle, Graham Nolan e Jim Balent; Bloodstorm: O mesmo Moench desta vez com Kelley Jones nos desenhos; The Cult: Jim Starlin no guião e Bernie Wrightson (Swamp Thing, The Punisher) nos desenhos. Se quiseres algum deles emprestado, apita :)

Ricardo António Alves disse...

Eh pá!, desde as histórias de Alan Moore e Frank Miller que a minha cabeça não consegue fixar um nome de autor. Obrigaste-me a ir verificar o que tinha, e desses não tenho nada. O último que li foi a «Colheita Infernal», de George Pratt, que achei pouco mais que interessante, e quero ler o «Exílio Arkham» (de quem?) e «A Cidade Destroçada», argumento de Brian Azzarello e desenhos de Eduard Risso (tenho uma cábula ;). Mas confesso que ando um bocado perdido com a oferta.
Obrigado pela disponibilidade, mas se visses a pilha de BD's que tenho para ler!...

João Villalobos disse...

Ele há gajos com sorte! Eu de novo não tenho nenhum :(